Citação do dia

"... não basta construir habitações, as habitações precisam de infraestruturas…"

Eng.º António Venâncio (2018)

Estás no ensino médio e queres fazer arquitetura ? Confere se tens o perfil pra isso !








Muitas vezes em várias fases das nossas vidas, encontramos dúvidas sobre quais caminhos devemos seguir e uma destas decisões difíceis é escolher um curso da universidade quando ainda não se tem uma certeza sobre o assunto.

No meio destas pessoas com dúvidas vão haver algumas que vão tentar fazer arquitetura, sem conhecer as duas faces da mesma, e por isso, nota-se que em Angola  cerca de 35% à 45% (estimativa) dos alunos que começam a fazer arquitetura desistem antes de terminar o 1º ano.

            A questão importante a fazer a si mesmo é:

Será que você fará parte destes 35% à 45%?

Confira sabendo se contas com estes 5 itens:

1-Gostar de Desenho



            Para algumas pessoas, pode parecer óbvio, mas nem todo mundo sabe muito bem da importância do Desenho na área da arquitetura.

            A verdade é que, na universidade e no meio profissional entre arquitetos a comunicação por via oral não é suficiente para satisfazer as conversas sobre qualquer assunto ligado a área.

            O desenho facilita muito na explicação de ideias e formas complexas, e se tens dúvidas sobre isso, tenta explicar a forma deste edifício, usando apenas palavras:


Centro Heydar Aliyev / Zaha Hadid Architects


            É bem mais complicado do que parece, não?

            E vê-se muitas pessoas a desistirem de fazer o curso porque não sabe desenhar, quando na verdade, a ideia é ir aprendendo durante o curso.

            Então, não precisas de ser um Picasso ou Van Gogh para fazer o curso, apenas precisas de muita força de vontade para aprender a desenhar !

            2-Gostar de História




            Durante o curso inteiro, vão estar sempre cadeiras (Disciplina) de história para dar apoio teórico à toda prática que os trabalhos vão trazer, e isso pode ser muito bom para que já gostou de história nos outros anos acadêmicos.

Mas se não gostavas da disciplina de História, não desistas ainda do curso...também há uma notícia boa pra ti !

            Toda matéria dada nestas cadeiras teóricas, vão ser direcionadas ao curso, ou seja, não haverá aquelas horas inteiras falando sobre coisas que não te vão interessar, já que, de uma forma, ou de outra, terás que interligar estes conceitos teóricos com toda a prática do curso, o que torna tudo bem mais interessante.

            3-Ser criativo




            A criatividade deve fazer parte de todas as ciências, já que estas precisam de inovação constantemente, facilitando a utilização das mesmas nos meios profissionais e na forma como estas são assimiladas.

            Mas, a arquitetura exige um pouco mais de criatividade e inovação do que todos os outros cursos, já que todos os projetos devem ser diferentes, e quanto mais único, bonito, e funcional o projeto estiver, melhor será a apreciação dos professores.

            4-Ser bom em Cálculos




            Pois é... muita gente fica meio frustrada com essa parte do curso, pensando que se está a ir para um curso com bases de criação e criatividade, e depois encontrando uma, ou ainda duas cadeiras que contam com bases Matemáticas ou Físicas.

            A verdade é que tudo o que se projeta, deve ser calculado, caso se queira que esta mesma edificação se mantenha de pé durante muito tempo.

            Mas não se preocupe que esta parte do curso não há de tirar a parte criativa do mesmo, já que se trata de uma minoria num meio de criatividade e arte!

            5-Ter Força de Vontade




            Apesar de toda dificuldade que o curso tem, deve-se ter a perceção de que não é impossível fazê-lo. Momentos difíceis virão, noites sem dormir talvez virão também, mas é muito importante manter a cabeça pra cima e continuar com força de vontade, já que muitas outras pessoas o fizeram e hoje estão nos seus emprego estáveis.

            O curso não é impossível, mas precisa de muito esforço, não penses duas vezes em deixar de ir a uma festa porque tens trabalhos para entregar no dia a seguir, ou na mesma semana.

            Ter os trabalhos feitos a tempo é importante como tudo, e apresentar até trabalhos que os docentes (professores) ainda não pediram demostra que o discente (estudante) tem vontade de aprender e fazer os trabalhos, o que conta muito para a avaliação final do docente.





Se tiveres, pelo menos estes 5 itens, pode-se dizer que terás maior chance de não fazer parte dos 35% à 45% citados nos início.

            Sendo assim, faz a tua inscrição e testes, e seja feliz!

            O país precisa de profissionais como tu!





Obs.: compra café…


Comentários

Mensagens populares